Histórico
A partir da junção de dois grupos preocupados com a formação artística de seus integrantes, grupo de arte “Terra Nova” e grupo de teatro “Opereta”, atuantes na cidade de Poá e região desde a década de 80, foi concebida em 30 de julho de 1994 a Associação Cultural Opereta (ACO).
A ACO desenvolve na cidade de Poá diversas atividades e eventos educacionais e culturais com o intuito de estimular a população em geral a interessar-se por tais assuntos que são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento humano.
Ao longo dos anos, a entidade vem recebendo o apoio de artistas, entidades parceiras, imprensa, comerciantes, colaboradores e voluntários em geral e conseguiu colocar em prática diversos trabalhos e projetos que foram efetivamente desenvolvidos.
Os esforços empregados pela ONG tem sido reconhecidos pela comunidade local, pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Câmara e Prefeitura Municipal de Poá; Grupos e Entidades (Culturais, Educacionais e Religiosas) de Poá e região do Alto Tietê; CMDCA; CONDECA; Programa Cultural da 3ª Idade, Departamento de Formação Cultural, Projeto Ademar Guerra, Projeto Arquimedes e Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. E desde 2010, a instituição é certificada como Ponto de Cultura através do Projeto Mãos à Obra pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura.
No decorrer dos anos, como mencionado no Estatuto, a Associação Cultural Opereta objetiva a promoção de eventos culturais e educacionais dentro do território nacional; o auxílio às instituições comprometidas com a problemática da criança ou adolescente de família inserida em condição de pobreza; auxílio na recuperação do ensino através da arte e cultura; estímulo e apoio a formação de grupos com objetivos e estruturas similares.
Para atingir esses objetivos, no decorrer dos anos, foram elaborados algumas atividades tais como: promoção de eventos, cursos e oficinas culturais (teatro, dança, artes plásticas, música, 3ª idade, artesanato etc.), apoio a grupos artísticos, manutenção da biblioteca comunitária.
A Associação Cultural Opereta atende a comunidade em geral, especialmente crianças, adolescentes e jovens de baixa renda.