Núcleo Teatral Opereta

Núcleo Teatral Opereta foi criado em 1991 e, em 1994, fundou a Associação Cultural Opereta, com o objetivo de oportunizar a seus integrantes e à comunidade local um contato mais próximo com as artes e com as manifestações da cultural popular.
 
As montagens do Núcleo Teatral Opereta refletem a preocupação do elenco em relação à falta de espaços adequados para as artes e temas como a exploração do homem pelo homem, a relação entre o herói e histórias com temática da cultura popular, são as preferências do grupo. Espetáculos como Opereta de Pai FranciscoFrancisco: Canções de um MiserávelPalhaçosNegrinha“, “Conta – GotasSanta JoanaTítulo Provisório e O Papagaiato, foram apresentados pelo grupo.
 
Atualmente, a companhia trabalha na peça Almas Peregrinas que, a princípio, foi baseada no texto A Pedreira das Almas, de Jorge Andrade e, depois, sofreu outras intervenções de outros textos de autores latino – americanos como Juan Rulfo e Gabriel García Marquez e de outros, como Heiner Müller (“Horácio”), T.S. Eliot (poemas “A Canção de Amor de J. Alfred Prufrock” e “Quarta-feira de Cinzas”), Sófocles (“Antígona”), Carlos Nejar (“O Evangelho Segundo o Vento”), Ovídio Naso (“Metamorfoses”), entre outros. A estreia aconteceu em dezembro de 2012.
 
Conheça um pouco mais sobre os nossos trabalhos abaixo:



O Auto da Luz

A criação do homem pela ótica dos folguedos populares. O homem é simples e livre mas isso não basta, as dúvidas o consomem, então conhece a Inveja e a ganância, que o transforma no Mal. Baseado na Obra de Flávio Campos
Elenco: Gilberto Santos, Fernanda Gonçalves, Juli de Orthz, Ailton Ferreira, Francisco Luciano, Felipe Gonçalves, Alexandre Basso, Dilson Rufino, João Paulo Dutra, entre outros atores.
Adaptação do Texto e direção: Marco Senna.
Cenário: Selma Lins
Palhaços
Careta é um velho palhaço de um circo decadente, a lona esburacada do circo reflete estado da sua alma rude. Benvindo é o solícito vendedor de sapatos que invade o camarim de Careta, esperando encontrar um mundo menos cinza que o seu. O primeiro reage a invasão do segundo mostrando uma face nada amigável, resultando numa disputa. São dois palhaços fazendo sombra sob uma lona esburacada.
Texto: Timotchenco Webhi
Elenco: Ailton Ferreira, João Paulo Dutra
Direção: Marco Senna
Luz e Assistência de Direção: Dilson Rufino
Som: Juliana Orthz
Santa Joana – Título Provisório
 
A busca do herói contemporâneo. Nós precisamos de heróis? Que são eles? Existem ou estão relegados ao passado? Vemos um ícone da idade média em contrastes com nossos valores e tentamos crer que é possível haver um herói num mundo fragmentado e sem referências.

O Papagaiato

 
O Papagaiato é uma leve e divertida história sobre busca da sorte e suas conseqüências. Numa praça pública, Tico Só, vendedor de bilhetes de loteria, nos conta a história das figuras que frequentam o lugar entre elas Tião Curió – seu patrão – e Pepe: o ” Incrível” Papagaio Adivinho.
Almas Peregrinas
 
Sinopse: Numa cidade abandonada por Deus, Jonas procura pelo seu pai. Nesta busca, encontra-se com diversas estórias que demonstram o caráter paterno e revelam a sina daquele lugar.
 
Release: Inspirada em contos latino-americanos “Almas Peregrinas” beira o realismo fantástico, conduzindo o espectador a uma experiência não linear. Leva ao palco personagens fora do comum, como Dodema que vive de migalhas pensando carregar em seus braços a filha do vento ou Frerêncio, cujo único desejo, é levar sua filha a Roma para que a mesma seja canonizada. São esses personagens que o jovem Jonas encontra em sua busca pelo pai, anseio este que tem como pano de fundo uma cidade completamente abandonada e esquecida por Deus.
 
Ficha Técnica:
Elenco: Ailton Ferreira, Anderson Borges, Camila Rafael, Conceni Paulina, Dora Nunes, Erick Malccon, Fílipi Lima, Heline Albano, Marco Senna, Pâmella Carmo, Patty Nascimento.
Direção: Ailton Ferreira
Assistente de Direção: Marco Senna
Dramaturgia: Ailton Ferreira
Dramaturgismo: Camila Rafael
Iluminação: Tomate Saraiva
Op. de Luz: Josiane Abreu
Sonoplastia/Músicos: Erick Malccon, William Ferro, Fílipi Lima
Cenografia: Marco Senna
Figurino: Camila Rafael – Pâmella Carmo
Maquiagem: O grupo
Arte Gráfica: Anderson Borges, William Ferro
Fotografia: Joyce Gomes, William Ferro
Divulgação: Joyce Gomes
Gravação e edição de vídeo: Joyce Gomes
Produção: Núcleo Teatral Opereta
Apoio: Associação Cultural Opereta

Palhaças?

Sinopse: um experimento livremente inspirado na obra “Palhaços”, de Timochenco Wehbi, montada pelo grupo em 2001, investiga este universo, mas agora por meio da ótica da mulher, problematizando-a a partir da obra. A presença feminina na função de palhaço no circo, preconceitos e o machismo existente também dentro da arte são algumas das questões. No elenco, Patty Nascimento e Priscila Klesse fazem este diálogo e estes questionamentos. A direção é de Marco Senna. 

Contos Africanos

Em Contos Africanos, Camila Rafael, Jhony Uriel e Fílipi Lima trazem uma coletânea de contação de histórias com lendas do continente africano. A peça é voltada para crianças e adultos que queiram conhecer e se enriquecer de belas histórias ancestrais, que com leveza e beleza são contadas. A direção é de Ailton Ferreira.

Verified by MonsterInsights