Após nove meses de reforma e um breve recesso de final de ano, o Espaço Cultural Opereta, em Poá-SP, reabrirá suas portas ao público neste sábado com um coquetel e uma programação cultural para celebrar os trabalhos e os artistas que participaram dessa revitalização. A atividade começa a partir das 17 horas e a classificação é Livre.
Ao chegar no espaço cultural, o público já vai notar a diferença logo na fachada. As paredes ganharam novas ilustrações feitas por artistas visuais contratados pela associação. Participaram deste trabalho os artistas, Alê 140, Shiro, Brenna Lyra, William Ferro, Ricardo (Irmão), Jhony Uriel e Wesley (Coletivo Barbane). As artes são de estilos variados como pintura em parede, grafite, entre outros.
Outro destaque desta revitalização é a criação do novo camarim, que agora ficará atrás das cortinas do espaço cênico. O espaço ganhou nova estrutura elétrica e hidráulica, forro amadeirado em PVC, pintura, mobiliário e acesso ao banheiro e à área externa. Uma comodidade para os artistas que forem se apresentar no espaço cultural.
Som
A estrutura técnica de som também passou por manutenção e modernização com novos equipamentos como caixas, cabos, microfones sem fio, entre outros. A área cênica conta ainda com o novo linóleo, um piso emborrachado apropriado para apresentações artísticas.
As mamães também podem sentir o espaço mais acolhedor com a instalação de um fraldário no banheiro de entrada do espaço, uma requisição antiga das frequentadoras da Opereta, que não tinham um local adequado para cuidar de seus bebês.
Área verde
No quintal, o terreno passou por readequação do sistema de esgotamento sanitário, roçagem e limpeza de terreno para que em breve, outras ações sejam desenvolvidas no local. Neste espaço também houve a reforma da edícula, com a instalação de uma pia, tanque e um novo banheiro.
Durante todo o período de reforma, o Espaço Cultural Opereta não deixou de funcionar. Segundo a diretoria da associação, houve a necessidade de um bom planejamento e adequações na agenda para garantir a manutenção das ações e eventos realizados, como as oficinas culturais, por exemplo. Todo esse investimento recebeu apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústrias Criativas de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC Editais 2023).
Programação
Para esta reabertura, a Opereta preparou uma programação que contará com a exibição do filme “Estrela, Estrela”, dirigido por Natália Rodrigues de Souza, exibido no 1º Festival de Cinema de Ferraz de Vasconcelos. Trata-se de um curta-metragem que narra a história de Ana, uma menina apaixonada pelo universo. Apesar dos desafios que enfrenta em sua vida, Ana descobre conforto e inspiração no brilho das estrelas. No elenco estão as atrizes Priscila Klesse e a pequena Ana Beatrice. A produção é de Thabata Vecchio. A classificação indicativa é Livre.
Na sequência haverá a entrega dos certificados aos alunos da 15ª edição das oficinas culturais do projeto Mãos à Obra. Realizado ao longo de sete meses, os cursos de formação artística desenvolvidos em 2024 foram divididos em dois ciclos nas áreas de Montagem de Espetáculo, Vivência Teatral, Iniciação ao Italiano, Iniciação ao Violão, Vozes e Cantos e BrincArte (para crianças). Além disso, ao longo do ano houve também workshops nas áreas de Figurino e Costura, Maquiagem para Teatro, Fotografia e Cenografia. O projeto Mãos à Obra conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Poá, por meio dos Termos de Fomento nº 026 e 027/2024.
SERVIÇO
Reabertura da Opereta
Data: 18/01
Horário: 17h
Classificação: Livre
Valor: Grátis
Local: Espaço Cultural Opereta – R. Dr. Emílio Ribas, 168 – Vila Sopreter, Poá SP
Capacidade: 100 pessoas
Informações: 11 4634-1175 (WhatsApp)