
O Espaço Cultural Opereta, em Poá-SP, por meio de seu projeto “Cineclube de Histórias”, participa pela primeira vez da programação do Dia Internacional da Animação. Nos dias 21 e 28 de outubro serão exibidos curtas-metragens nacionais e internacionais em duas mostras selecionadas para atender todos os públicos. A entrada é gratuita.
Na próxima terça-feira, dia 21, haverá a Mostra Infantil, com produções nacionais de diversas regiões brasileiras como Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros. A primeira sessão acontece às 9h30 e a segunda às 14h30. Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Batuíra participam desta mostra com classificação Livre.
No dia 28, às 19h, haverá duas mostras, a Nacional e a Internacional, no qual além das produções brasileiras haverá a exibição de curtas-metragens de animação de países como Argentina, Estados Unidos, Uruguai, Estônia e Irã. Para esta sessão, os filmes tem classificação a partir de 14 anos. Para ver a programação completa dos filmes e a sinopse, o site opereta.com.br preparou um conteúdo exclusivo sobre as mostras.
22ª Edição
Em 2025 o Dia Internacional da Animação (DIA) completa 22 anos da sua primeira realização no Brasil. A primeira edição aconteceu apenas na cidade de São Paulo e nos anos seguintes a Mostra expandiu gradativamente seu território, chegando a mais de 200 cidades, de todos os cantos do país.
MOSTRA INFANTIL - DIA 21/10


Eu e o Boi, o Boi e Eu
Dir. Jane Carmen Oliveira – 2D digital frame a frame – 05min 44s – 2024 – Pedro Leopoldo/MG
Uma menina tem sua primeira experiência na festa do Boi da Manta, que culmina no encontro com o Boi. Após o estranhamento inicial, o medo se esvai e dá lugar ao fascínio, ao reconhecimento e à admiração por essa criatura, e pela festa como um todo.

Victor
Dir. Ana Luisa Bello / Breno Barboza – Animação 3D – 05min 35s – 2025 – São Paulo/SP
Olívia é uma menina solitária e curiosa que embarca em uma amizade às cegas com seu misterioso vizinho após um pequeno incidente. Mas, o que ela não sabe, é que Victor está prestes a lhe mostrar um mundo secreto e obscuro, onde nada é o que parece.

O Enigma Do Tempo
Dir. Anderson Lister – Animação 2D – 11min 11s – 2024 – Fortaleza/CE
Lupi mal pode esperar para comer os deliciosos figos que crescem na Figueira, mas o amadurecimento das frutas é demorado. Quando fica sabendo sobre a lenda de um antigo artefato chamado Chronokairo, que, diz a lenda, pode controlar o tempo, Lupi se anima para usá-lo e, assim, comer as frutas mais rápido. Ela convence Baduki a se aventurarem por uma parte não-explorada do mapa a fim de procurar pelo lendário artefato. No caminho, Baduki vê coisas impressionantes que o fazem se perguntar: se o artefato existir, será que acelerar o tempo é mesmo uma boa ideia?

Rheum
Dir. Rayana França – Animação com areia – 02min 11s – 2024 – Salvador/BA
Permeada pela liricidade do sonho, RHEUM acompanha a experiência sinestésica de Remela. Com trilha sonora autoral e sendo produzido em animação com areia, o curta trabalha o suspense criado pelo subconsciente

Minha Cidade Ideal
Dir. Crianças e Adolescentes do Projeto Animação Ambiental/Instituto Marlin Azul/EMEF Éber Louzada Zippinotti – Animação 2D – 07min 22s – 2023 – Vitória/ES
Qual é a sua, a minha, a nossa cidade ideal?

ABC de Mãe
Dir. Felipe Daher, Valentina Zimpeck e João Outeiral – Animação 2D digital quadro a quadro – 01min 32s – 2024 – Rio de Janeiro/RJ
Uma cinebiografia baseada numa história de infância de um cartunista brasileiro, o entrevistado relata como a sua criativa mãe o alfabetizou por meio de desenhos, transformando as letras de um abecedário em formas “vivas” e cheias de humor.

Quarentena
Dir. Thomas Larson – 2D Digital – 08min 23s – 2025 – São Paulo/SP
Animado sobre registros reais captados em celulares e tablets, o curta acompanha o dia a dia de uma família durante o isolamento social da pandemia de Covid19. O curta registra um momento histórico colocando a família como forma de resistência e esperança.
MOSTRA NACIONAL - DIA 28/10


Guaracy
Dir. Eliete Della Violla / Daniel Bruson – Stop motion, 3D, Experimental – 12min 08s – 2023 – Sorocaba/SP
Uma neta investiga a relação com seu avô, um policial aposentado que ama música, compondo um mosaico animado de afetos, dúvidas, e lembranças vividas, contadas e imaginadas.

Medo De Cachorro
Dir. Italo Tapajos – 2D Digital – 09min 21s – 2024 – Natal/RN
O que são memórias? São recordações do passado ou uma idéia fragmentada de quem somos? Um jovem reflete sobre sua infância, ponderando não só seu medo de cachorros, mas a natureza do medo em si. Refletindo sobre o que fica e o que permanece, ele busca compreender o sentimento e como isso nos torna quem realmente somos.

Revoada
Dir. Tuan Fernandes / Gabrielle Neara / Dinora Melo – 2D tradicional – pintura frame a frame – 03min 22s – 2024 – Fortaleza/CE
Revoada é um curta metragem de animação tradicional pintado frame a frame que apresenta um voo de pássaros pelas paisagens.

Pequeno B
Dir. Lucas Borges – 2D digital – 14 min 12 s – 2025 – Juiz de Fora/MG
Em um bairro distante onde a honra e a coragem são fundamentais, um duelo emocionante é marcado após a aula. De um lado, um adversário que joga sujo e age de forma covarde. Do outro, Pequeno B, acompanhado por seus amigos leais.

Lapso
Dir. Mônica Moura – 2D digital – 03 min 18 s – 2022 – São Paulo /SP
Agora que sou mais velha, quero conhecer você mais nova, porém nossa assincronia só me permite ver traços que você deixou para trás.

Kabuki
Dir. Tiago Minamisawa – Stop Motion e 2D – 14 min 30 s – 2024 – Florianópolis /SC
Kabuki reside em um corpo masculino que não reconhece. Sem identidade desperta a Alma. Se nutre do mundo. Na impermanência do corpo material Transcende.
MOSTRA INTERNACIONAL - 28/10


QUMA Y LAS BESTIAS
Dir. Iván Stur + Javier Ignacio Luna Crook – 11min – Argentina
Um menino chamado Quma, que há 12.000 anos na América do Sul se perde numa floresta enquanto anseia por se tornar um caçador. Ele vivencia o seu despertar espiritual numa aventura solitária, descobrindo uma ligação com o ambiente e encontrando mamíferos gigantes numa viagem que muda a sua perspetiva para sempre.

Impossible Journey
Dir. YUCA – 5min 33s – EUA/BR
A jornada de duas cegonhas em um dia de trabalho comum revela a crise urgente na assistência à saúde materna nos Estados Unidos. Uma cegonha faz uma viagem relativamente segura para dar à luz seu bebê, enquanto a outra enfrenta perigos significativos, arriscando sua vida; cada obstáculo serve como metáfora para várias formas de violência ou complicações obstétricas.

AMANECER
Dir. Clara Rodriguez de Almeida – 4 min – Uruguai
Quem somos, quem fomos e quem seremos fazem parte da nossa construção. Uma decisão, uma busca por experiências, um novo lugar sem esquecer a nossa origem. O encontro com o passado despertará tristezas e alegrias, lembranças de amizades que deixam marcas eternas. Através da música, tudo floresce no palco de uma vida em construção.

L'AMOUR EN PLAN
Dir. Claire Sichez – 14min – Estônia
Após 20 anos morando juntos, Carine, Fabrice e o filho têm uma vida cotidiana bem organizada. Enquanto Carine se limita às tarefas domésticas, Fabrice assiste TV o tempo todo, cada um em seu próprio espaço, sem que seus olhares se encontrem mais.

WINTER MEMORIES
Dir. Zahra Kababian e Amir Mahdi Safdari – 9 min – Irã / República Islâmica
Uma mulher tenta reunir memórias de sua infância, mas elas parecem escapar por entre seus dedos enquanto sua mente continua a falhar. A única constante em sua vida é um xale que ela fez para seu pai quando ele partiu para a guerra. Enquanto ela tricota, o fio percorre seu passado e seu presente, conectando as peças que faltam em sua dor e tecendo uma história de amor e pertencimento. Os efeitos da guerra são tangíveis na mente daqueles que ficaram para trás.